Blog do Buckeridge

Sobre a minha pesquisa

Você acredita que o aquecimento global existe?

Eu acredito! Sou um cientista brasileiro e investigo os efeitos do aquecimento global sobre as plantas. Nossos experimentos são feitos no LAFIECO, o Laboratório de Fisiologia Ecológica de Plantas (FOTO), que fica no Instituto de Biociências da USP. O que fazemos é cultivar plantas em atmosfera de gás carbônico e temperatura nos níveis esperados para o ano 2050. Em breve você poderá visitar o laboratório em tempo real e ver os cientistas trabalhando. Aguarde!

lafieco3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

QUAL É O PROBLEMA? Hoje temos uma concentração de CO2 na atmosfera de 0,039% e se o aquecimento global continuar chegaremos a uma concentração de 0,072%. Como o CO2 é um dos principais gases do efeito estufa (veja animação explicando o que é este efeito) espera-se que o aumento dele leve a um aumento de temperatura.

Se você acredita que o aquecimento global existe e terá efeitos sobre nós brasileiros, pode se aprofundar mais se quiser.

Eu acabei de lançar um livro chamado “Biologia & Mudanças Climáticas no Brasil” que foi editado pela Editora Rima. O livro pode ser adquirido diretamente pelo site da Rima ou você pode entrar em contato comigo pelo email msbuck@usp.br. O livro tem justamente o objetivo de iniciar uma discussão, além da academia, sobre as mudanças climáticas globais e como o Brasil se encaixa nisso.

Se você não acredita, é melhor ler mesmo assim, pois acho que vai mudar de ideia.

Você sabe o que é bioenergia e qual a sua importância para o Brasil e a humanidade?

É difícil encontrarmos algum tipo de energia que não seja “bio”. Talvez a energia nuclear possa ser classificada como “não bio”. Mas a grande maioria da energia que usamos vem da fotossíntese e mesmo o petróleo foi produzido inicialmente pela fotossíntese das folhas das samambaias gigantes há milhões de anos atrás.

A sociedade civilizada que conhecemos só foi possível porque nós dominamos a produção de energia e o lado bio dela foi extremamente importante, pois o homem começou queimando madeira. A energia para aquecer o ambiente quando se usa madeira vem dos açúcares que ela tem. Isto mesmo! açúcares. A celulose é um açúcar e contém grande quantidade de energia guardada nas ligações químicas entre os carbonos, hidrogênios e oxigênios de suas moléculas. Para ter uma idéia de como o homem vem usando a bioenegia, por exemplo, para fazer pizza, veja meu artigo “uma pizza de fotossíntese, por favor“. Para aprofundar mais no assunto, criei um blog sobre o bioetanol no Brasil.

O QUE MAIS EU FAÇO?

Eu também escrevo crônicas sobre a ciência moderna que podem ser lidas no site da Revista Pesquisa FAPESP.

Neste blog eu postarei links e textos sobre ideias que vou tendo conforme os resultados vão saindo no laboratório e as discussões como os alunos vão se desenvolvendo. Não falarei só sobre mudanças climáticas, mas sobre a ciência em geral, sob o meu ponto de vista, é claro!

Além disso, tenho quatro cachorros, todos vira-latas legítimos!

QUEM SOU EU MAIS FORMALMENTE?

Se você quiser saber mais sobre a minha produção científica, sobre o que já publiquei, alunos que orientei e o que faço atualmente, você pode ver o meu CV completo no site do CNPq.

1 Comentário »

  1. Olá Marcos, Um ótimo 2009.
    Em uma pesquisa ocasional na internet, terminei conhecendo seu blog e seu livro, por sinal muito legal está a capa!!!!
    Saiba que seus comentários são muito importantes para a divulgação de assuntos ambientais.
    Parabéns pelo ótimo trabalho seu e de seus colaboradores.
    O mundo ainda tem salvação!!!!!
    Grande abraço.
    Marcio Ueta

    Comentário por Marcio Ueta — 10 de janeiro de 2009 @ 18:47


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: